Como jogador de RPG da época do AD&D, sinto falta de cenários bem elaborados e ricos em detalhes, nos dias de hoje a maioria dos suplementos (falando no caso de D&D) são mais pobres e menos interessantes.(minha opinião).
Um dos dos cenários de campanha mais interessantes que joguei foi Birthright. Lançado pela TSR em 1995 a ambientação do jogo se passava no mundo de Aebryins no continente Cerilia, no qual os jogadores assumem o papel dos governantes divinamente habilitados, que tinha como destaque o nível de controle politico.
A base do jogo gira em torno do conceito de linhagens: O poder divino adquiridos pelos heróis e passado aos seus descendentes.Personagens com uma linhagem criam uma aura de comando chamada Regência, que é medida no jogo usando pontos de regência ou RP. Usando estes pontos o personagem adquire um domínio e e participações nele. O desenvolvimento destes domínios caminha lado a lado com o desenvolvimento do personagem. O jogo usa 3 meses de domínio para modelar as ações dos governantes sobre suas nações, da mesma forma que o D&D utiliza rounds de combate simulando 6 segundos de tempo para determinar as ações dos personagens em batalha.
Com esses elementos fica interessante e como sugestão para mestres e jogadores que gostam de campanhas com tramas politicas e conflitos maiores.
Segue link do campaing settings:http://www.4shared.com/office/0HW7tBkP/Birthright_-_Campaign_Setting.html
Assim como ti, também sinto falta dos cenários bem elaborados da época do AD&D. Lembro-me até hoje que o livro básico de Forgotten Realms da segunda edição trazia até o alfabeto élfico e um conversor de moedas mostrando quanto vale a moeda usada em cada reino humano.
ResponderExcluirHei de checar Birthright com certeza.
Sim é verdade, até hoje tenho essa edição de Forgotten, na minha opinião os cenários da 2º edição superam de longe a 3º.
ExcluirUm dos melhores cenários do velho ADnD... Pena que conseguiu sustentar a TSR. Vale muita a pena!
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