Selecione seu idioma

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Spartacus Parte 1

Contarei aqui um pouco da história deste bravo herói que ousou desafiar o temível Império Romano em nome da liberdade e da honra.

Nascido na Trácia (Atualmente Sul da Bulgária) era um excelente combatente  e vivia em sua tribo junto com sua esposa Sura (uma pseudoprofeta) que interpretava seus sonhos pré-cognitivos como mensagens dos Deuses a ela.
segundo um historiador romano antigo:
Plutarco: "Era um homem inteligente e culto, mais helênico do que bárbaro"


Alistou-se as tropas auxiliares romanas para combater antigos inimigos em comum os Gedais, bárbaros sanguinários que a muito tempo aterrorizavam a região atacando vilas e caravanas de mercadores, uma vez que a Tracia era um corredor natural de passagem para muitas tribos era interesse romano a ajuda dos fortes guerreiros Trácios.


Porém quando Roma se mostrou mais interessada em mover as tropas auxiliares para atacar os Mirthdates no mar negro, Spartacus resolveu desertar e voltar para proteger sua vila do ataque dos Gedai sendo acompanhado por muitos provocando uma deserção em massa. por ter desertado de uma tropa auxiliar do exército romano, foi capturado e reduzido à escravidão. Devido à sua força física e por ter sobrevivido contra 4 gladiadores que o executariam na arena, foi comprado por um mercador a serviço do lanista [5]Lêntulo Batiato, e levado para a escola de gladiadores de Cápua, na Campânia (Itália).


Em 73 a.C., cerca de duzentos escravos da escola de Batiato revoltaram-se, devido (segundo Plutarco) aos maus-tratos que recebiam do lanista, e armados apenas com facas de cozinha, atacaram os guardas da escola. Ainda segundo Plutarco, setenta e oito deles (ou apenas trinta, segundo Floro) conseguiram fugir. No caminho, depararam-se com umas carretas carregadas de armas usadas pelos gladiadores, apoderando-se delas. Com esse armamento, repeliram a guarnição de Cápua, enviada para capturá-los.


Roma então organizou a primeira expedição contra os revoltosos. À frente de três mil homens, o Legadus romano Claudios Glaber que outora captorou spartacus e era o lider das tropas auxiliares quando ocorrecu a deserção em massa.Ele então sitia-os em seu forte, um outeiro de subida penosa e estreita rodeado de altos rochedos talhados a pique, tendo no cimo grande quantidade de videiras selvagens. Sendo a subida guardada por Glaber, os sitiados cortaram os rebentos mais longos e fortes de tais videiras, fizeram com eles compridas escadas que roçavam a planície, e, amarrando-as no alto, por elas desceram todos sossegadamente. Apenas um deles ficou em cima, para jogar-lhes as armas, findo o que também se pôs a salvo. Os romanos não suspeitaram da operação; rodeado o outeiro, os sitiados atacaram-nos pela retaguarda, afugentando-os e tomando-lhes o acampamento. Muitos boiadeiros e pastores que guardavam seus rebanhos juntaram-se aos fugitivos, sendo uns armados por eles e outros mandados a espionar.


Nessa ocasião, foi mandado de Roma outro comandante, Públio Varínio, para desbaratá-los, do qual primeiramente derrotaram em combate um tenente denominado Fúrio, com dois mil homens e 3 ursos, e a seguir um outro, denominado Cossino, que lhe haviam impingido como conselheiro e companheiro, e com grande poder. Vendo Espártaco que ele se banhava num lugar chamado Salinas, tentou aprisioná-lo, mas o comandante, custosamente, conseguiu salvar-se. Não obstante, Espártaco apoderou-se de toda a sua bagagem, e, perseguindo-o tenazmente apoderou-se também de seu acampamento, tendo-lhe custado a vida de muitos dos seus homens, entre os quais Cossímo. Tendo também vencido em muitos encontros o próprio pretor-chefe, e aprisionado os sargentos que conduziam os machados à sua frente, bem como seu próprio cavalo, Espártaco adquiriu tal valor que todos passaram a temê-lo. Todavia, calculando cuidadosamente suas forças e dotes, e vendo que elas não podiam superar as dos romanos, levou seu exército para os Alpes, sendo de parecer que, uma vez transpostos os montes, cada qual voltasse para sua terra, isto é, para a Gália e para a Trácia. Seus homens, porém, fiados em seu número, e prometendo grandes realizações, não o quiseram atender, e recomeçaram a percorrer e a saquear toda a península Itálica.

2 comentários:

  1. Excelente, você está de parabéns, aliás, não posso deixar de mencionar: o seu blog é excelente, bem atrativo e não é chato como alguns!

    ResponderExcluir