Selecione seu idioma

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dungenos & Dragons e suas evoluções

Com a chegada da famigerada 4º edição que ou você ama ou você odeia, faz muita gente se questionar? è uma evolução ou apenas oportunismo?

Nos primordios no Original D&D que era bem limitado em que você apenas escolhia o tipo de personagem, com apenas poucos alinhamentos (tendencias)e que o personagem evoluia até o 5º nivel apenas, o jogo tinha uma linha de pensamento, aventuras em masmorras, você poderia até ter uam vida fora dela, mas era tudo em papel secundário.

Em seguida veio a evolução o AD&D que por mais de uma decada(decada de 90), era o mais popular dos RPG's, com uma evolução nas regras possibilitando diversificação de personagens, diversos mundos campanhas e um foco ainda que em combate, mas dando maior espaço pra interpretação e vida fora de dungeons.

Com a venda do AD&D da falida TSR para Wizard of the coast (dona do magic) em 2001, muitos temeram o pior, mas o D&D 3.0 utilizando o sistema D20 foi uma explosão de sucesso e reviveu o mais popular dos RPGs que andava mal das pernas e com muito concorrentes, os istema trouxe uma melhoria de regras, maior interpretação dos personagens e criative common deu maior espaço e liberdade aos mestres , principalmente quanto a criação de mundos e divulgar na internet ou mesmo vender como livros.
a versão 3.5 veio para corrigir alguns erros na regras e trazer algumas novidades, porém muitos viram apenas como uma jogada comercial.

E por fim a 4º edição...
Esta de fato trouxe uma mudança no conceito D&D, apesar de ainda se utilizar do sistema d20, fizeram uma verdadeira mudanças no sistema, criando grupo de classes, como atacantes, defensores, haling surges em meio ao combate, uso de poderes ilimitados ou por encontro, deu um ar meio Video game e obviamente parece que o jogo ficou mais voltado ao combate, alguams coisas por mais que você tente levar para o lado da interpretação como as pericias que você pdoe " ficar destreinado e treinar outras" fica dificil de engolir....dizem que as regras estão melhores, mais praticas, pode ser, mas também parece uam regressão da interpretação para ir pela tendencia anime, video game MMORPGs , etc...

O pathfinder vem como uma saida alternativa para os amantes da 3.0 e 3.5, dando uma mudada nas regras falhas, já é os egundo rpg mais popular nos EUA e ta bem proximo da 4 ºedição, futuramente vou falar sobre ele...

A questão que fica é:

Essa evolução é necessaria ou mais um golpe comercial?
Qualquer que seja a resposta que você escolha, o fato inegavel é que sempre que D&D começa a cair vem uma revolução para sacudir o mundo do RPG, qual será a proxima?

2 comentários:

  1. Essa evolução é necessaria ou mais um golpe comercial?

    Os dois. A 3.5 já estava farta de material, e tudo o que era lançado em seus últimos anos eram apenas suplementos com sistemas sub-alternativos para utilizar no jogo (Weapons of Legacy, Magic of Incarnium) ou apenas livros com temas repetidos de outros livros (Complete Mage, Complete Scoundrel, Complete Power...). Em suma, os assuntos a se abordar na 3.5 estavam se acabando, estavam fartos.

    Nesse instante lançam a 4a Edição, que deu um verdadeiro golpe comercial no mundo dos RPGs, acabado com a SRD do modo como conhecíamos e assim, assumindo suas novas regras dessa edição apenas para si e para algumas poucas editoras aventureias que ousavam aceitar sua nova e restrintiva OGL.

    E o curioso é que o D&D 4E estac cada vez mais ganhando adeptos e não perde posição.

    ResponderExcluir
  2. Revise o texto nas próximas vezes.

    Gilson

    ResponderExcluir