Selecione seu idioma

segunda-feira, 17 de maio de 2010

House Rule: Regra de ouro , regra da casa....

São muitos os nomes para a mesma definição, regras próprias que um mestre utiliza na sua mesa.
Alguns jogadores, especialmente os advogados de regras (jogadores que sabem cada regra do livro, podendo inclusive dizer a pagina)tendem a resistir as essas regras alternativas. na minha opinião dependendo do grupo e do mestre algumas modificações são necessarias para se enquadrar a necessidade da campanha.
Por exemplo: Eu sou mestre em uma campanha de D&D 4º edição, algumas coisas me agradam outras que considerei inadequadas como uso excessivo de pulsos de cura e outras coisas para deixar o jogo mais serio e menos "video game". Se encaixou no meu grupo, mas com certeza outros grupos podem gostar e usar as regras basicas.


Algumas diretrizes que julgo validas:
1) Altere uma regra polemica mas que traga algum beneficio para o jogo
2) Não fique mudando muitas coisas se não descaracteriza o jogo
3) Explique as razões da mudanças e alterações
4) Não altere algo que mude o balanço e equilibrio do jogo seja para beneficiar ou prejudicar os jogadores.
5)analuse se a mudança é realmente necessaria.

O principal principio de se usar a house rule é garantir a diversão e a dinamica do jogo e lembrem-se sempre de consultar a opinião dos jogadores, afinal esse papo que Mestre é o deus do mundo , senhor da razão, etc etc só faz bons grupos dispersarem....

2 comentários:

  1. Sábias são vossas palavras, Genkaku.

    As "house rules" devem ser usadas para tornar o jogo mais dinâmico, justo e divertido, e não para dar "poderes ilimitados" ao mestre.

    Um mestre que abusa de seus jogadores é como um Deus cruel; ambos com o tempo são abandonados e caem no mais completo esquecimento.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com teu post, nobre Genkaku. Algumas regras, quando mudadas com coerência e certa moderação, só trazem benefícios ao jogo...

    ResponderExcluir